quarta-feira, 10 de março de 2010

Solenidades Pascais em Mação começam no dia 13 de Março


Começam na próxima semana as Celebrações Pascais em Mação, com os Passos do Senhor.
Uma tradição de grande importância na vida dos Maçaenses, que se tem prolongado no tempo e que reúne centenas de pessoas naquela que é a mais emblemática celebração religiosa do Concelho.

PROGRAMA:

PASSOS DO SENHOR
Sábado, 13 de Março
21h – Procissão da Misericórdia para a Igreja Matriz
– Celebração Mariana
– Procissão para S. Sebastião

Domingo, 14 de Março
15h – Solene Eucaristia
– Procissão do Senhor dos Passos
– Encontro com a sua Mãe
– Sermão do Calvário
21h – Procissão e Sermão da Senhora da Soledade



Um pouco de história...
A história e importância da Semana Santa em Mação são ímpares, particularmente o Dia de Passos. Na Revista “Terras do Tejo” n.º 6, de Maio de 1936, encontramos um artigo de duas páginas sobre a Procissão dos Passos onde se lê “Mação tem dias grandes: os dos mercados, os da Feira dos Santos, os da Semana Santa, os das festas de Verão, mas o de Passos é o Dia Maior”.

Sobre o dia de Passos diz a mesma revista: “Domingo. Logo de manhã cedo armam-se os Passos e enfeitam-se de espadanas e lírios roxos e círios. Em frente deles a rua juncada e no junco ajoelham gentes simples com a fé brotando dos olhos comovidos e dos lábios murmurantes”. Especial destaque nesta procissão para os “anjinhos” que transportam os emblemas da paixão do Senhor.

Integrados nas Celebrações Pascais estão também os Terços, que decorrem na Quaresma, todos os domingos de madrugada, até à Páscoa.

Por volta das 2h da manhã, um grupo de homens reúne-se e percorre algumas ruas da Vila, rezando o Terço.

Na madrugada de domingo de Páscoa tem lugar o último Terço, que é o chamado Terço da Farinheira, onde geralmente participam algumas dezenas de pessoas. Percorrem algumas ruas da Vila e fazem uma pequena procissão, desde a Igreja Matriz até à Igreja da Misericórdia.

1 comentário:

  1. Ola tudo bem eu vou sempre a Mação passar férias e eu amo a Rita Costa.

    ResponderEliminar