terça-feira, 2 de março de 2010

Procissão do Senhor Jesus dos Passos no Cartaxo



Dois anos depois de ter sido retomada, após 34 anos de interregno (desde 21 de Março de 1974), a Procissão do Senhor Jesus dos Passos sai para as ruas do Cartaxo a 6 e 7 de Março e também a 2 de Abril. Na noite de 6 de Março, sábado, a imagem do Senhor Jesus dos Passos sai da capela da rua Mouzinho de Albuquerque pelas 21h00 até à praça 15 de Dezembro e rua Serpa Pinto seguindo para a igreja paroquial.

No domingo, 7 de Março, pelas 15h00, começa a Procissão dos Passos e encontra-se na capela com o andor de Nossa Senhora da Soledade. Ao longo do itinerário são meditados os 14 passos da Paixão de Jesus Cristo, através da leiteira bíblica. Cada passo é assinalado por um quadro representativa desse caminho percorrido.

A procissão começa na igreja paroquial com uma sermão e segue pelas ruas de São Sebastião, Mouzinho de Albuquerque, praça 15 de Dezembro, ruas Luís de Camões e Manuel Gomes da Silva, avenida João de Deus, largo do Valverde, ruas Stael Machado e Batalhoz, praça 15 de Dezembro e de regresso à igreja paroquial para celebração de uma missa (17h00).

As imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Soledade permanecem na igreja paroquial durante o período da Quaresma e só regressam à capela na Sexta-Feira Santa, dia 2 de Abril, após oração da Via Sacra (21h00) com partida da igreja paroquial, rua Serpa Pinto, praça 15 de Dezembro e rua Mouzinho de Albuquerque.

Estima-se que a tradição da procissão do Senhor dos Passos no Cartaxo remonte ao século XVIII, no tempo em que o local onde hoje está a câmara municipal estaria ocupado por um convento franciscano.

Sem comentários:

Enviar um comentário