quarta-feira, 31 de março de 2010

Semana maior nas ruas medievais de Óbidos





















Numa teia de ruas estreitas por entre o branco casario barrado a azul sulfato, amarelo ocre e "sangue de boi", pincelado de flores nos muros, bermas e janelas, a belíssima vila medieval de Óbidos revive, todos os anos, intensamente, na Semana Santa, a sua tradição histórico-religiosa.

Senhora de uma história antiga, dote das rainhas de Portugal entre os séculos XIII e XVIII, Óbidos, "Vila de Rainhas", soube desenvolver-se preservando a sua história através dos tempos, como é bem patente nas palavras de Ramalho Ortigão: "Restabeleçam sobre os alicerces que ainda existem alguns dos velhos edifícios arrasados pelo terramoto de 1755; suprimam não mais de uma dúzia de construções deste século; dêem ao que fica a ligeira restauração cenográfica de alguns detalhes arquitectónicos; e, sem tocarem na disposição geral das ruas e no agrupamento das casas, aqui têm Óbidos, fielmente e integralmente ressuscitado, um velho burgo português de há trezentos anos".

A Semana Santa é o ponto alto do calendário religioso e cultural na Vila de Óbidos. Um acontecimento religioso importante para comunidade local assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas, que assistem às imponentes cerimónias.

Na Sexta-feira Santa vive-se a Procissão do Enterro, realizada sem qualquer iluminação, a não ser os archotes que ardem nas mãos de jovens que se colocam em pontos-chave do percurso processional. Esta cerimónia, não estando determinada pelas rubricas do Missal Romano, estabeleceu-se em Portugal pela devoção dos fiéis no século XV e princípios do século XVI. Como manifestação cultural, é considerada o ponto alto das solenidades.

A abrir o cortejo, a personagem do "gafaú", que representava o carrasco, com a cabeça coberta com um pano e transportando nas mãos um "serpentão" (um trombone de varas em forma de serpente), anunciava à multidão a aproximação do condenado. As imagens de Maria e do seu Filho encontraram-se em frente à Igreja de São Tiago, num momento de fortíssima emoção.

“Óbidos continua a ser palco de celebrações de acontecimentos de índole historico-religiosa. Evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa, que este ano se realiza entre 28 de Março a 4 de Abril, atrai à Vila de Óbidos muitas pessoas, unidas pela devoção ou, simplesmente, por curiosidade cultural e turismo religioso”, refere o site oficial do Município.

Programa Religioso e Cultural

31 de Março Quarta-feira

21h00 – Recital: “Grandes Mestres da Música Sacra”. Peças de Haydn, Rossini, Saint-Saens, Pergolesi, Mozart. Sofia de Castro (Soprano), Inês Medeiros Khan (mezzo-soprano), Paulo Carrilho (tenor),Rui Baeta (baixo), Lilian Kopke (piano). Igreja de Santa Maria

1 de Abril Quinta-feira

21h00 - Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Igreja de São Pedro

2 de Abril Sexta-feira Santa

10h00 - Ofício de Leituras e Laudes. Igreja de São Pedro

15h00 - Celebração da Paixão do Senhor

17h30 - Inauguração da Exposição: “Por Inspiração”. Exposição de Arte Cerâmica. Galeria da Casa do Pelourinho

19h00 - Via Sacra. Cerca do Castelo

21h30 - Procissão do Enterro do Senhor

3 de Abril Sábado Santo

10h00 - Ofício de Leituras e Laudes. Igreja de São Pedro

18h00 - e Concerto Coral Sinfónico: “Stabat Mater”de Dvorák. Orquestra Filarmonia das Beiras e Coro Regina Coeli. Santuário do Senhor Jesus da Pedra

22h00 - Vigília Pascal. Igreja de São Pedro

4 de Abril Domingo de Páscoa

17h00 Missa da Ressurreição. Igreja de São Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário