terça-feira, 16 de março de 2010

SARDOAL veste-se de roxo para a Procissão dos Passos


Várias centenas de pessoas vão confluir à Vila de Sardoal, no próximo Domingo, dia 21 de Março, a partir das 15 horas, para assistir ou participar na tradicional e emblemática Procissão dos Santos Passos do Senhor, que inclui o Sermão do Encontro, em plena Praça da República. Este Sermão gira normalmente em torno da Paixão e Morte do Senhor, culminando com o Encontro simbólico das imagens do Senhor dos Passos e da Sua Santíssima Mãe, que é conduzida por irmãos da Confraria da Vera Cruz, em Procissão mais curta, vinda da Matriz..
Para esta manifestação religiosa, a Câmara Municipal coloca cerca de uma centena de faixas roxas nas janelas e varandas das ruas principais e fornece transporte em autocarro à população de todas as freguesias que pretendam participar nas cerimónias.
A Vila prepara-se especialmente para esta Procissão, que tem um percurso bastante longo pelo seu Centro Histórico, a que as ruas estreitas e pavimentadas com seixos do rio, dão cunho original e característico, complementado com alguns exemplares da arquitectura vernacular.
Como curiosidade, refira-se que ao longo do seu percurso existem pequenos nichos nas paredes das casas que, nessa ocasião, servem de altares e que vão marcando os passos de Jesus Cristo a caminho do Calvário. Estes nichos, que no passado, deveriam ser nove (a Via Dolorosa), estão hoje reduzidos a menos de meia dúzia, devido às transformações urbanas ocorridas ao longo dos tempos.
Terminado o Sermão do Encontro, a Procissão, é reatada, integrando a partir do Pelourinho as imagens do Senhor dos Passos e de Sua Santíssima Mãe, a caminho do Convento de Santa Maria da Caridade, em cujo largo é proferido o Sermão do Calvário.
O cortejo é acompanhado pela secular Filarmónica União Sardoalense, que interpreta marchas fúnebres.

Sem comentários:

Enviar um comentário