domingo, 14 de março de 2010

Procissão do Passos no Mosteiro de Santos-o-Novo (Lisboa)


A Procissão anual da Irmandade dos Passos do Mosteiro de Santos-o-Novo da Ordem Militar de São Tiago e Espada realiza-se dia 19 de Março, às 16 horas. Esta Irmandade é uma associação pública de fiéis católicos, com personalidade canónica e civil, erecta a 26 de Março de 1705, neste mesmo Mosteiro. “Tem como principais fins sustentar o culto divino na igreja; auxiliar os pobres da paróquia; celebrar a Procissão dos Passos na Sexta-Feira da quinta semana da Quaresma e manter o património artístico que lhe está confiado” – sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O Mosteiro de Santos-o-Novo foi contruído no século XVII e comporta no seu interior o maior claustro da Península Ibérica, sendo um dos raros edifícios religiosos que sobreviveu aos vários cataclismos naturais e políticos. Serviu, desde o início, para receber as famílias dos Cavaleiros de Santiago da Espada. Mais tarde acolheu a Escola Primária Afonso Costa (1911); o Instituto do Professorato Primário (1927); e o Instituto Sidónio Pais (1932), designado Residência Pinto Peixoto desde 1998.
O templo e anexos serviram de sede provisória à Paróquia de São Francisco de Assis, desde 1959 até à construção da nova igreja, em 2003. Esta é parte da área confiada à Irmandade do Senhor dos Passos do Mosteiro de Santos-o-Novo, agora intervencionada.

Sem comentários:

Enviar um comentário