quinta-feira, 11 de março de 2010

Procissão dos Passos volta a realizar-se em Vila do Conde


Após 23 anos de ausência, realizou-se no passado domingo, uma das cerimónias mais significativas da quaresma.

Centenas de figurantes emolduraram o acto de fé, que foi aproveitado para um momento de reflexão sobre a sociedade, conforme palavras de Arlindo Maia, provedor da Santa Casa da Misericordia que organizou o acto.

Entre agulhas e alfinetes, Célia Pontes, dá os últimos retoques nos 220 vestidos. Na Misericórdia, novos e velhos, directores ou auxiliares, serão figurantes. A Procissão do Senhor dos Passos volta, amanhã, a sair à rua, em Vila do Conde, 22 anos depois.

"Como esta procissão já não se fazia há muitos anos, grande parte das roupas foram feitas de novo", explica Célia Pontes, da "Casa Pontes", que, com a mãe, Maria José, e a cunhada, Maria, dá corpo aos vestidos que seguirão, amanhã, no cortejo religioso. Vestir procissões é uma tradição da família desde o tempo do seu avô.

"Nenhuma procissão é igual a outra". Há vestidos feitos e desfeitos, mantos que se trocam, aplicações que se pregam, adereços que se mudam, no meio de mais de mil trajes existentes nas duas lojas completamente cheias. Em cada traje, é pregado um papel com o nome de quem o veste, o lugar na procissão e o adereço que leva na mão. Conferem-se trajes e adereços para que nada falte. Madalena, a rainha de Pilates e Jerusalém são as figuras mais aguardadas. O árduo trabalho é levado a cabo por uma equipa que, há 15 dias, não pára.

A Procissão dos Passos ( de paixão, mais solene, ao jeito da Quaresma) regressa, agora, 22 anos depois de ter sido suspenso, em 1988, e, este ano, com mais uma particularidade: 170 dos 220 figurantes são funcionários da Santa Casa da Misericórdia.

A duas semanas da procissão, integrada nas comemorações dos 500 anos da instituição, havia três dezenas de inscritos. António Lima, o mesário do Culto, quase desesperou. A directora geral, Conceição Antunes, não baixou os braços: "Contactei todos os directores serviços a sensibilizá-los e também vou". A palavra passou.

Arlindo Maia, o provedor, explicou a festa: hoje à noite, há a procissão do silêncio, em que o andor do Senhor dos Passos sai da Matriz para a Misericórdia. Amanhã, a procissão começa às 15.30 horas. Pára, depois, em frente à Misericórdia no "Sermão do Encontro", altura em que se encontram Jesus e a sua mãe, com a entrada do andor da Senhora das Dores no desfile, que segue pela zona histórica da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário