quarta-feira, 31 de março de 2010

Milhares de fiéis acolheram a Primeiras celebrações da Semana Santa de Óbidos

































Celebrando a Paixão e a Morte de Cristo, a Semana Santa de Óbidos, que este ano se realiza entre 28 de Março e 4 de Abril, é sem dúvida, um dos melhores cartazes da vila de Óbidos.

Considerado o momento alto do programa religioso, o Domingo de Ramos comemora a entrada do Senhor em Jerusalém. Foi no passado domingo que decorreram as primeiras cerimónias da Semana Santa de Óbidos, presididas por D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro. Com início na Igreja de São João Baptista, junto à Porta da Vila, procedeu-se à bênção dos ramos, posteriormente distribuídos à população. No decorrer da Procissão, os fiéis percorreram as ruas da vila, cobertas de ramos de oliveira, alecrim e rosmaninho, e engalanadas de colchas vermelhas nas janelas, terminando na Igreja de Santa Maria, acolhendo a Missa de Ramos na Paixão do Senhor.

De seguida, milhares de pessoas participaram na Procissão dos Passo, que retrata a caminhada de Jesus até ao Calvário, local onde foi sacrificado e onde deu a vida pelos homens. Esta procissão percorreu sobre um tapete florido e aromático, dentro e fora das muralhas do Castelo de Óbidos, parando junto dos oratórios dos Passos da Paixão, com destino à Igreja da Misericórdia.

A figura o “gafaú” transportou nas suas mãos um “serpentão”, simbolizando o anúncio à multidão da aproximação do condenado, abrindo assim o cortejo. Neste evento religioso, pela primeira vez, as imagens de Maria e seu Filho encontraram-se em frente à Igreja de Santiago, transformando o momento marcante num acto emotivo, dando o nome à cerimónia de “Procissão do Encontro”.

O Coro Alma Nova ajudou na realização das celebrações através dos seus cânticos litúrgicos relacionados com a temática. A Procissão dos Passos contou com a presença das Bandas Filarmónicas de Óbidos e Gaeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário