quarta-feira, 31 de março de 2010

Blogue ajuda a divulgar tradições da Semana Santa

Iniciativa destaca celebrações como manifestações de religiosidade popular e herança cultural
“Uma paixão pela Paixão”. É assim que se apresenta o blogue “Semanas Santas” (http://semanassantas.blogspot.com), com o qual se procura tradições quaresmais “que fazem parte da nossa herança cultural”, refere à Agência ECCLESIA Rui Cantarilho.

“Sem grandes objectivos iniciais, criei um blogue, onde nos tempos livres fui colocando aquilo que ia encontrando disperso na Internet ou noutros lugares. E assim surgiu um espaço onde pude publicar vídeos, fotos, pequenos textos de publicidade, textos de reflexão, histórias, tendo como inspiração alguns blogues e sites de confrarias de Espanha”, refere.

O “Semanas Santas” dirige-se, antes de mais, a “todo aquele que é apaixonado ou se deixa apaixonar pela Paixão do Senhor e procura vivê-la com fé e como expressão da sua identidade religiosa e cultural”.

Para Rui Cantarilho, natural da Paróquia de São Miguel, Concelho de Alenquer, “estas tradições, ao contrário do que se pensa, estão muito vivas, diria mesmo, estão a ser redescobertas cada vez mais, percebidas na sua verdadeira dimensão espiritual e procurando-se reforçar a sua dignidade e a sua beleza”.

Quanto ao blogue, que “começou por ser uma quase brincadeira”, tem sido “um instrumento de divulgação deste importante património espiritual e cultural. E têm sido muitos os comentários a elogiar e a encorajar este trabalho”.

Terminada a Quaresma, será tempo de apresentar o que foi acontecendo na Semana Santa de 2010. Posteriormente, tal como no ano passado, “será importante divulgar as Festas Pascais, que na nossa tradição não se separam das celebrações quaresmais: temos as Procissões de Ressurreição, as Visitas Pascais, as festas que envolvem os mistérios da Paixão, como o Santo Cristo dos Milagres, e por fim as Festas do Espírito Santo…”, conclui Rui Cantarilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário