quinta-feira, 4 de março de 2010

Começa hoje a Celebrações dos Passos de Alenquer



Hoje, pelas 21:30, na Igreja de São Francisco de Alenquer, onde estão em veneração as imagens titulares da Irmandade da Santa Cruz e Passos de N. S. Jesus Cristo de Alenquer, começa o triduo que antecede a solene procissão dos Passos que se realizará no domingo.

A procissão de Passos e o culto a Imagem do Senhor dos Passos tem origem no inicio do Século XVII, ou possivelmente ainda no século XVI, o primeiro testemunho escrito é de 1656, com o título de Irmandade do Santo Crucifixo do Convento de São Francisco de Alenquer, solicitou à Câmara Municipal da mesma Vila que lhe fosse concedida a organização da Procissão dos Santos Passos, o mostra que já nesta altura se realizava, festividade que celebrou ininterruptamente ao longo dos séculos, embora se tenha desmembrado como tal após a implantação da Republica, em 1910, pelo que se reorganizou no ano de 2006.


Também pela antiguidade das imagens, e pelas várias camadas de policromia que foram encontradas, atestam a antiguidade e a possibilidade destas veneradas imagens sejam do século XVI/XVII. As imagens apresentam uma policromia possivelmente do século XVIII, com alguns repintes posteriores, e muito provável que seja dum restauro depois do terramoto de 1755, na qual a igreja conventual medieval sofre grandes estragos. Dai a imagem ter sofrido alguns danos, principalmente algumas fracturas nos pés e mãos, que se escondem debaixo de uma camada generosa de crude, bem como alguns restos de uma policromia anterior a esse restauro do século XVIII.

No Programa de hoje, terá lugar a meditação do Terço e a admissão dos novos irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário