terça-feira, 23 de março de 2010

Em Ribafria: Procissão do Santo Enterro do Senhor com a participação do Coro Gregoriano Solenmis


No calendário litúrgico do ano cristão, o ciclo da Páscoa celebra o mistério central da Morte e Ressurreição de Cristo - o Mistério Pascal. Em Ribafria, a celebração da Semana Santa enquadra-se neste grande arco de tempo, integrando no seu programa actos religiosos de fé, devoção e tradição.
Este ano as celebrações iniciam-se logo na noite de Sexta Feira de Dores, 26 de Março, com a Via-Sacra, pelas 21:30, numa verdadeira caminhada de carácter penitencial a preparar a Semana Santa, saindo da Capela de A-dos-Carneiros para o Santuário dos Remédios — Azedia.
Na Sexta Feira Santa, 2 de Abril, pelas 21:30, vai ter lugar então um dos momentos altos da vivência da Semana Santa em terras de Alenquer com a Procissão do Santo Enterro do Senhor, manifestação de Fé única em todo o Concelho. Esta imponente procissão leva pelas ruas o esquife do Senhor Morto e o andor de Nossa Senhora das Dores, saindo da casa de S. Jerónimo do Mato para a Igreja de Ribafria. Como tem sido hábito, estão convidadas também as irmandades que ao longo dos Domingos da Quaresma organizam as Procissões dos Passos no concelho de Alenquer.
Esta procissão será solenizada de forma particular pela presença do Coro Solemnis. Fundado em 1997, o Coro Solemnis é constituído por elementos com larga experiência na arte do Canto Gregoriano e tem-se apresentado praticamente em todo o país. Proporcionará certamente, através do canto gregoriano, um momento de singular beleza, recolhimento e oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário