terça-feira, 15 de março de 2011

A VERÓNICA


Segundo a tradição, durante a caminhada de Cristo até ao Calvário, uma piedosa mulher enxugou o Seu rosto com um pano que ficou milagrosamente impresso a sangue. Desta Verdadeira Imagem de Jesus - Vera Icon, em latim – deriva a palavra Verónica. A devoção popular acabou por dar este nome à dita mulher, associando-lhe numerosas lendas.


A Verónica é uma das figuras mais características das Procissões dos Passos, conhecida em muitos lugares também por padeirinha, cantando em cada Passo da Procissão o tradicional Ó vos omnes qui transitis… (A vós todos que passais…), no fim do qual desdobra o pano exibindo o sagrado rosto do Salvador, tradição que caiu em desuso em Alenquer.

A origem da relíquia da Santa Face ou Lenço da Verónica, que se conserva na Basílica de S. Pedro em Roma, está envolta em mistério. Segundo alguns autores poderá ser uma cópia do Mandylion venerado em Edessa (actual Turquia) desde os primeiros séculos do cristianismo, considerado o verdadeiro retrato de Cristo e imagem “Acheropita”, ou seja, que não foi pintada por mãos humanas, a partir da qual se fizeram outras cópias existentes em vários locais.

Por sua vez, o Mandylion, desaparecido de Constantinopla durante as Cruzadas, não seria senão o Santo Sudário dobrado em quatro partes de modo a deixar visível apenas o rosto de Cristo, relíquia que surge na Europa no mesmo período e é hoje venerada em Turim, Itália. Assim, a representação da Santa Face que figura nas Procissões dos Passos será uma reminiscência dessa sagrada relíquia, directamente associada à Paixão de Cristo e sua evidência tangível.
por Diogo Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário