sexta-feira, 11 de março de 2011

Vem! Toma a tua cruz e segue-Me

“Vem! Toma a tua cruz e segue-Me.”
É o desafio que ouço no silêncio do meu coração,
como refrão que vai ritmando os dias da minha vida.



Inevitavelmente, a palavra “cruz” traz consigo a marca do sacrifício.
Talvez por isso, tento abafar esta voz
e distrair a minha consciência
com a inconsciência de cada instante.

Sei bem que é uma fuga temporária
e que a realidade da vida se há-de impor,
incontornável e objectiva,
reclamando a minha liberdade em decisões e opções
com que escrevo a minha história.

Não vale a pena encostar a cruz nas paredes da distracção,
porque a vida é esse contínuo devir
impossível de viver sem a coragem de tomar a sério,
nos meus próprios braços, a cruz e a vida.

Como também não vale a pena
encher-me daquela pretensão
de enfrentar a vida sem guia nem companhia.

Tudo se torna possível e bom
quando experimento a alegria e a libertação
de me deixar conduzir e acompanhar
nesse lugar único que Cristo me deixou por herança:
a Sua Igreja!

por Rui Correia de Oliveira, em Oração da Manhã, 11-03-2011, na Rádio Renascença,

Sem comentários:

Enviar um comentário