quarta-feira, 23 de março de 2011

Passos em Mafra

Realizou-se no passado dia 20 de Março, na Paróquia de Santo André de Mafra, a tradicional Procissão do Encontro, integrada na Celebração da Quaresma e Páscoa 2011. Esta Procissão até há alguns (poucos) anos, tinha início na Vila Velha (no Largo Coronel Brito Gorjão) com a imagem de Nossa Senhora das Dores subindo a Rua Serpa Pinto até ao Terreiro de D. João V onde se dava o Encontro com o Senhor dos Passos.

Actualmente, o Encontro dá-se no Átrio da Basílica, seguindo em Procissão pelo Terreiro de D. João V e Praça da República, terminando na Basílica, sendo acompanhada pela Banda da Escola de Música Juventude de Mafra e por algumas centenas de fiéis.

Antes porém, teve lugar a Missa e o Sermão em que foi orador o Padre mafrense Filipe Sousa.

Um dos momentos mais marcantes do cortejo é o encontro de Jesus Cristo com sua mãe, que representa a quarta estação da Via Sacra.

Em Lisboa realiza-se a mais antiga procissão do País e foi instituída em 1587 por Luís Álvares de Andrade, fundador da Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça. Segundo António Stichini, tesoureiro, «esta procissão nunca deixou de se realizar, até após os tempos mais conturbados como a implantação da República».

No próximo dia 3 de Abril, pelas 15.30 horas, realiza-se a Procissão de Penitência da Ordem Terceira de S. Francisco (Terceiros), no dia 17 de Abril, às 15.30 horas (Domingo de Ramos) será a vez da tradicional Procissão da Burrinha e no dia 22 de Abril (Sexta-feira Santa), terá lugar a Procissão do Enterro do Senhor, pelas 21.00 horas.

http://www.ericeira.com/viewnews.aspx?newsid=3960

Texto e fotos: ALCIDES JACINTO

Sem comentários:

Enviar um comentário