quarta-feira, 9 de março de 2011

Procissão das Cinzas dá início à Quaresma

Hoje na paróquia de Santa Cecília, Câmara de Lobos, Procissão das Cinzas dá início à Quaresma.

As cerimónias têm início às 18 horas com a Exposição do Santíssimo Sacramento no Convento de São Bernardino. A procissão sairá às 18h30, sendo celebrada Missa no Salão daquela paróquia às 19h15.

O início da Quaresma é assinalado na paróquia de Santa Cecília, freguesia de Câmara de Lobos com uma procissão única na Madeira, pois integra imagens de diversos santos.

A história deste evento espiritual remonta ao século XIX , época em que se realizavano Funchal uma Procissão das Cinzas. Iniciava-se no Convento de S. Francisco (actualmente edifício “Madeira Wine” e Secretaria Regional do Turismo) e percorria algumas ruas do Funchal. Após a extinção do referido Convento, a procissão passou a sair da Igreja do Colégio.

Algumas imagens foram transladadas para o Convento de S. Bernardino.

Depois do abandono da Igreja do referido convento, para preservá-las, as imagens foram recolhidas por algumas famílias.

São imagens de espiritualidade franciscana, porque o Convento era frequentado por monges seguidores de São Francisco.

Hoje as cerimónias têm início às 17 horas com a Exposição do Santísismo Sacramento na capela do Convento de São Bernardino, com oração.

Naquele local ás 18 horas far-s-eá a concentração das Imagens, iniciando-se a procissão às 18h30 horas, em direcção ao salão daquela paróquia, nas proximidades da zona onde está a ser construída a Igreja de Santa Cecília.

Às 19h15 inicia-se a Eucaristia que integra a simbologia das Cinzas, marcando assim o início do tempo da Quaresma, como preparação espiritual para a Páscoa.


Sílvio Mendes
in Jornal da Madeira




Sem comentários:

Enviar um comentário