quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Procissão dos Passos - Ovar



A irmandade dos Passos foi fundada em 1570 ou 1572. Uma das mais importantes finalidades da irmandade dos Passos era o acompanhamento dos confrades à sepultura. Antigamente fazia-se a Procissão dos Passos de Cristo, sendo cada passo representado por figuras de palha em capelas portáteis.
Entre os fins do séc. XVIII e até 1826 a Procissão dos Passos deixou de se fazer, e de 1826 até 1964 foi realizada ocasionalmente. Em 1964 constitui-se uma comissão tornando a realizar-se esta procissão.
No sábado à noite a imagem da Nossa Sra. da Soledade é conduzida processionalmente da capela do Calvário para a de Sto. António.
No domingo após o sermão do pretório sai da igreja a Procissão dos Passos e da capela de Sto. António a Procissão do Encontro onde sai a Senhora, antigamente era da capela de São Tomé, da Capela de Sto António, e dirigia-se para o passo do encontro, chegando aí ao mesmo tempo que o andor dos Passos que marchava em sentido oposto encontrando-se e seguindo depois para a capela do Calvário.
As diferentes capelas do Calvário encontram-se expostas, durante o dia, para a adoração dos fiéis, ornamentadas com elegância.
O Cântico da Verónica era ouvido no dia da procissão dos Passos e na sexta-feira Santa. No dia dos Passos cantava-se duas vezes, na igreja após o sermão e no Passo da Verónica. Havia também as Verónicas que cantavam na escadaria da igreja e em todos os Passos. Enquanto cantava a Verónica ia desdobrando um pequeno sudário, onde estava pintado o doloroso rosto de Jesus. O último está guardado na Casa Museu da Ordem Terceira e continua a sair na Procissão do enterro do Senhor, à noite em frente à imagem de Nossa Sra. das Dores, transportado por um menino.
Esta procissão é das mais antigas e majestosas da cidade de Ovar, compõe-se de dois andores o do esquife do Senhor e de Nossa Sra. da Soledade. A sepultura de Cristo faz-se na capela do Calvário, seguindo o andor de Nossa Sra. para a igreja.
Até 1828 realizava-se o auto do Descimento da Cruz, seguindo-se o enterro do Senhor, findando o trajecto da Procissão no Calvário. A imagem do Senhor era passado do esquife para um caixão que era depois metido numa cova aberta no chão areento e mais tarde sepultado na sacristia.
Segundo João Leite de Vasconcelos reza uma anedota a este respeito, que os vareiros enterravam o Senhor na areia: "armaram um andor em que ia uma imagem de Cristo, feita de roca, vestida de palha e enfeitada. Quando ia a procissão sobreveio uma tempestade em meio de um areal. Todos fugiram e o andor ficou desamparado na areia. Entrementes passou um burro, que cheirando-lhe a palha da imagem, a comeu, deixando esta quase soterrada na areia".

3 comentários:

  1. devia ter mais andores ! mas esta bonito

    ResponderEliminar
  2. os santos estao muito bonitos mas devia ter mais andores !

    ResponderEliminar
  3. Antônio:Em Minas Gerais também acontece esta belissima procissão.E muito bonita esta de Portugal!

    ResponderEliminar