quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Semana Santa mantém viva tradição e inova com espectáculo de rua

Foi apresentado na Sala do Cabido da Sé Catedral de Braga o programa para a Quaresma e Semana Santa de 2009.

A encenação dramática do encontro da Senhora das Dores com o Senhor dos Passos é a inovação do programa deste ano da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, apresentado ontem na Sé. Ao espectáculo de rua “Procissão dos Lírios” juntam-se seis concertos e seis exposições, numa programação que «mantém vivos os essenciais actos celebrativos» desta tradição multissecular.
O presidente da comissão organizadora aproveitou para lamentar a falta de apoio de «órgãos decisórios superiores, em regra distantes de Braga». Para o cónego Jorge Coutinho, a cidade e a população de Braga mereciam mais consideração.
Segundo aquele responsável, o espectáculo do dia 21 de Março constituirá «um momento de grande emoção e beleza teatral e religiosa». A encenação será protagonizada pelo Grupo Gólgota, dirigido pelos Padres Passionistas de Santa Maria da Feira, num total de 85 actores e figurantes.
No espectáculo, que terá lugar entre a Praça do Município e o Largo do Paço, os andores da Senhora das Dores e Senhor dos Passos serão cobertos de lírios brancos e roxos.
O cónego Jorge Coutinho sublinhou que o programa alia a cultura à celebração da Fé, uma dupla faceta que nada tem de folclórico. «Ao contrário de algumas críticas que falam de uma Semana Santa folclórica, a comissão entende que as duas facetas são modos diferentes, mas ambos pertinentes, de celebrar a Fé e de fazer evangelização», sustentou.
Programa orçado em 155 mil euros
A Semana Santa vai custar cerca de 155 mil euros, um valor que a comissão espera cobrir com «esforço financeiro», patrocínios e donativos. O cónego Coutinho lembrou que a cidade é a grande beneficiária deste investimento, que se traduz numa grande afluência de turistas e na dinamização do comércio, concretamente da hotelaria e restauração.
Do programa, Jorge Coutinho destacou a oratória “Paulus”, de F. Mendelssohn-Bartholdy, a executar na Sé a 7 de Abril, pelo Coro da Sé do Porto. Com este concerto, a comissão faz a ligação da Semana Santa com o Ano Paulino em curso.
A exposição itinerante, iniciada em 2008, vai continuar, devendo chegar a outras cidades do país e à Galiza. A realização de um concurso de fotografia sobre a Semana Santa é outra das novidades. A iniciativa está a ser preparada com o apoio da Fnac de Braga.
A imagem das Solenidades da Quaresma e Semana Santa 2009, que se iniciam a 25 de Fevereiro com a abertura do Lausperene, tem como motivo central um queimador, do qual surge um efeito luminoso em forma de cruz.
O trabalho desenvolvido pela “Paleta de Ideias” simboliza o lado positivo do mistério da Cruz de Cristo, «que transformou as trevas do mal e da morte em luminosa esperança de ressurreição e glória».
Este ano a comissão vai reforçar a decoração de rua, sobretudo nas artérias onde passam as procissões. Esse reforço será visível nas ruas D. Afonso Henriques, Frei Caetano Brandão e Largo Paulo Orósio. Na Arcada serão colocados novos motivos decorativos.
Comboios especiais
À semelhança do ano passado, a CP deverá fazer um serviço especial de comboios entre Porto e Braga, concretamente nos dias em que se realizam as procissões dos Passos, do Ecce Homo e do Enterro do Senhor. A vereadora do Turismo da Câmara de Braga adiantou que no ano passado, o serviço especial da CP transportou 3500 passageiros.
Ana Paula Morais destacou a importância da Semana Santa como produto do turismo religioso e garantiu o apoio financeiro e logístico da Câmara de Braga.
Refira-se que a comissão organizadora é composta por três entidades religiosas (Cabido da Sé, Irmandade de Santa Cruz e Irmandade da Misericórdia) e três civis (Câmara de Braga, Associação Comercial e Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal), a que se juntam a paróquia e Junta de Freguesia de S. Victor.


Marta Encarnação

Diário do Minho

1 comentário:

  1. Parabéns à comissão e à população de Braga. Apos três anos consecutivos acompanhando as celebrações da Quaresma e da Semana Santa bracarense, vejo que esta tradição esta bem viva e valorizada!!Este ano não poderei ir,fato que lamento muito... Suely Franco, antropologa Doutoranda Paris 3 Sorbonne Nouvelle suelyfran@gmail.com

    ResponderEliminar