sábado, 7 de fevereiro de 2009

As Cinco Chagas de Cristo



Celebra-se hoje, este ano a 61 dias para a Semana Santa, dia 7 de Fevereiro, o culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da ressurreição. Este foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. Disso testemunham a literatura religiosa e a onomástica referente a pessoas e instituições. Até Camões canta esta devoção tão Portuguesa, que, tradicionalmente, relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo: «Vede-o no vosso escudo, que presente / Vos amostra a vitória já passada, /Na qual vos deu por armas e deixou / As que Ele para si na Cruz tomou.» (Lusíadas, 1, 7).Esta é uma festa litúrgica portuguesa e do mundo português que nos foi concedida pelos Romanos Pontífices, a partir de Bento XIV.


LEITURA I Is 53, 1-10

Foi trespassado por causa das nossas culpas»(Quarto cântico do servo do Senhor)

Leitura do Livro de Isaías

Quem acreditou no que ouvimos dizer?A quem se revelou o braço do Senhor?O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento,como raiz numa terra árida,sem distinção nem beleza para atrair o nosso olharnem aspecto agradável que possa cativar-nos.Desprezado e repelido pelos homens,homem de dores, acostumado ao sofrimento,era como aquele de quem se desvia o rosto,pessoa desprezível e sem valor para nós.Ele suportou as nossas enfermidadese tomou sobre si as nossas dores.Mas nós víamos nele um homem castigado,ferido por Deus e humilhado.Ele foi trespassado por causa das nossas culpase esmagado por causa das nossas iniquidades.Caiu sobre ele o castigo que nos salva:pelas suas chagas fomos curados.Todos nós, como ovelhas, andávamos errantes,cada qual seguia o seu caminho.E o Senhor fez cair sobre ele as faltas de todos nós.Maltratado, humilhou-se voluntariamentee não abriu a boca.Como cordeiro levado ao matadouro,como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam,ele não abriu a boca.Foi eliminado por sentença iníqua,mas, quem se preocupa com a sua sorte?Foi arrancado da terra dos vivose ferido de morte pelos pecados do meu povo.Foi-lhe dada sepultura entre os ímpiose um túmulo no meio de malfeitores,embora não tivesse cometido injustiçanem se tivesse encontrado mentira na sua boca.Aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento.Mas se oferecer a sua vida como sacifício de expiação,terá uma descendência duradoira,viverá longos diase a obra do Senhor prosperará em suas mãos.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 21, 7-8.15.17-18a.22-23

Refrão: Trespassaram as minhas mãos e os meus pés,posso contar todos os meus ossos.

Eu sou um verme e não um homem,o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe.
Todos os que me vêem escarnecem de mim,estendem os lábios e meneiam a cabeça.
Sou como água derramada,desconjuntam-se todos os meus ossos.
O meu coração tornou-se como cerae derreteu-se dentro do meu peito.


Matilhas de cães me rodearam,cercou-me um bando de malfeitores.
Trespassaram as minhas mãos e os os meus pés,posso contar todos os meus ossos.
Salvai-me das fauces do leãoe dos chifres dos búfalos livrai este infeliz.
Hei-de falar do vosso nome aos meus irmãos,
hei-de louvar-Vos no meio da assembleia.


EVANGELHO Jo 19, 28-37


«Hão-de olhar para Aquele que trespassaram»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,sabendo que tudo estava consumadoe para que se cumprisse a Escritura,Jesus disse:«Tenho sede».Estava ali um vaso cheio de vinagre.Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagree levaram-Lhe à boca.Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou:«Tudo está consumado».E, inclinando a cabeça, expirou.Por ser a Preparação da Páscoa,e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado– era um grande dia aquele sábado –os judeus pediram a Pilatosque se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro,depois ao outro que tinha sido crucificado com ele.Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto,não Lhe quebraram as pernas,mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança,e logo saiu sangue e água.Aquele que viu é que dá testemunhoe o seu testemunho é verdadeiro.Ele sabe que diz a verdade,para que também vós acrediteis.Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz:«Nenhum osso lhe será quebrado».Diz ainda outra passagem da Escritura:«Hão-de olhar para Aquele que trespassaram».

Palavra da salvação

Sem comentários:

Enviar um comentário