segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Semana Santa de Braga na Galiza pela mão da entidade de turismo

A promoção da Semana Santa de Braga conhece, este ano, um novo incremento na sua divulgação com a entrada na sua organização da ERTPNP.


Hoje, em conferência de imprensa, o presidente da comissão organizadora, cónego Jorge Coutinho, anunciou que a Semana Santa de Braga será promovida directamente em Santiago de Compostela, em espaço a abrir pela entidade regional de turismo e através de uma conferência de imprensa. A loja da mesma entidade no Aeroporto de Sá Carneiro darão destaque também a esta iniciativa que conta com um orçamento global de 163 mil euros.

A organização saudou a entrada do Turismo do Porto e Norte de Portugal na comissão, em substituição da extinta Região de Turismo Verde Minho (RTVM). O deão do Cabido da Sé de Braga, cónego Pio Alves de Sousa, agradeceu «a presença, a colaboração, o trabalho e esforço da RTVM ao longo de muitos anos» na comissão organizativa.

Aquele responsável indicou que sendo a Semana Santa de Braga um acontecimento religioso é também uma realização «cultural e turística» de dimensão regional e até nacional. O cónego da Sé de Braga assegura que a promoção turístico-cultural da Semana Santa «não a adultera na sua génese religiosa; antes a potencia». «Haverá muitas pessoas que virão a Braga com fins turísticos mas, poderão acabar por levar mais do que cultura», salientou.

A edição deste ano regista «um notável incremento» na promoção. Além das acções já habituais - presença em feiras nacionais e internacionais, nomeadamente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e na Feira de Turismo de Madrid (FITUR), presença de uma exposição itinerante em lugares estratégicos de diversas cidades de Portugal e da Galiza, divulgação por parte do pelouro do Turismo da Câmara de Braga e do Posto de Turismo de Braga, bem como por parte da CP (Comboios de Portugal) - a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal tem no seu programa, especialmente no âmbito do turismo religioso, a promoção em larga escala do evento Semana Santa de Braga.

A entidade de turismo utilizará, na promoção da Semana Santa de Braga, meios próprios tendo em vista, por exemplo, a divulgação em jornais, revistas, site próprio e outros sites da sua rede de relações, rádio e, possivelmente, televisão. Entre esses meios incluem-se o serviço de divulgação a levar a efeito nas suas lojas no aeroporto de Sá Carneiro e de Santiago de Compostela, que será inaugurada no dia 28. Nesta última está prevista uma conferência de imprensa, expressamente orientada para a divulgação na Galiza. De resto, a Junta e a Paróquia de S. Victor promovem também, pela segunda vez, uma acção de divulgação na Galiza, com particular incidência na Procissão da Burrinha.

As celebrações da Quaresma e Semana Santa de Braga são uma iniciativa promovida em parceria por seis entidades (três de índole religiosa e três de índole civil): Cabido da Sé de Braga (que preside), Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, Irmandade de Santa Cruz, Câmara de Braga, Turismo do Porto e Norte de Portugal-ER e Associação Comercial de Braga.

O presidente da comissão destacou a inclusão, nos últimos anos, da realização da Procissão da Burrinha, promovida pela Paróquia e Junta de Freguesia de S. Victor. Uma «iniciativa muito feliz», no entender do cónego Jorge Coutinho, que se tem afirmado e completado o programa da Semana Santa de Braga.

A componente religiosa da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga abarca todo o tempo que vai da Quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa, inclui toda uma série de actos de expressão da fé cristã, em diversas modalidades e níveis: celebrações litúrgicas, celebrações típicas da devoção popular, actos no interior da Catedral e de outras igrejas e actos exteriores, vias-sacras e procissões.

A edição deste ano segue, no essencial, a tradição dos anos anteriores. Há, no entanto, a destacar a introdução de um acto novo: uma celebração penitencial na Sé, com confissões (18 de Março); e a comemoração dos 300 anos da instituição e de vigência do Sagrado Lausperene nas igrejas da cidade de Braga. Esta efeméride é assinalada com uma exposição alusiva no Museu Pio XII.





Álvaro Magalhães, texto
Avelino Lima, foto
DM
in http://www.semanasantabraga.com/content.asp?startAt=2&categoryID=231&newsID=4846

Sem comentários:

Enviar um comentário