terça-feira, 10 de março de 2009

Procisão dos Passos - Cartaxo

Procissão do Senhor dos Passos voltou a sair à ruaCerimónia religiosa já não se realizava desde 1974




A população saiu à rua para assistir a um evento que há mais de três décadas não se realizava no Cartaxo. A Procissão do Senhor dos Passos foi retomada no fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro, 33 anos depois de ter saído à rua pela última vez. Este ano volta-se a realizar nos dias 14 e 15 de Março.




Esta cerimónia religiosa compreendeu dois itinerários. No sábado à noite a imagem do Senhor dos Passos saiu da sua “residência habitual”, na Capela situada na Rua Mouzinho de Albuquerque, para a Igreja Paroquial e no dia seguinte o Senhor dos Passos e a Nossa Senhora das Dores percorreram as principais ruas da cidade, recriando as diferentes passagens da Via Sacra.







O momento mais marcante da procissão aconteceu no domingo, em frente à Capela da Rua Mouzinho de Albuquerque, com o encontro entre o Senhor dos Passos e a Nossa Senhora das Dores, que saiu nesse momento da Capela e foi colocada frente-a-frente com o seu filho.

Este acto recriou a quarta estação da Via Sacra, na qual o Bispo da Diocese de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, aproveitou para apelar ao encontro, à solidariedade, à fraternidade e ao conforto, incentivando os homens a estar presentes junto dos mais necessitados.






Ao longo do itinerário, foram recitados os 14 passos da paixão de Jesus Cristo, com a leitura bíblica das respectivas estações. As janelas decoradas com flores e colchas embelezaram as ruas da cidade e revelaram também a importância deste evento para a população, cujo regresso “é um marco histórico na vida da comunidade de todo o concelho”, segundo o presidente do município, Paulo Caldas.
No final da procissão, a imagem do Senhor dos Passos regressou à Igreja Paroquial, de onde sairá na Sexta-feira Santa, dia 21 de Março, para regressar à Capela da Rua Mouzinho de Albuquerque.

Sem comentários:

Enviar um comentário