sexta-feira, 6 de março de 2009

Alenquer prepara procissão do Senhor dos Passos


No próximo dia 15 de Março, terceiro Domingo da Quaresma, Alenquer volta a presenciar aquela que é sem dúvida a maior manifestação de fé da sua população, a solene Procissão do Senhor dos Passos, uma vez mais organizada pela Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nossos Senhor Jesus Cristo de Alenquer, que este ano perfaz 353 anos. A organização está uma vez mais empenhada em manter um cunho penitencial de verdadeira Via-Sacra, pelo que, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, vão ser montados ao longo do percurso cinco estações (os “passos”) para outros tantos momentos de meditação e oração.
As celebrações religiosas vão ter início na Quinta-feira, dia 12 de Março, na igreja de São Francisco, primeiro dia do solene Tríduo preparatório.
O dia seguinte, Sexta-feira, será o dia da Procissão da Mudança dos andores, feita à luz de archotes, o do Senhor dos Passos para a Igreja da Misericórdia, como habitualmente, e o de Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Espírito Santo, algo que acontecerá pela primeira vez.
O Sermão do Encontro, a ter lugar como habitualmente no Largo do Espírito Santo, vai este ano estar a cargo do padre Hugo Santos, Capelão da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
Nacional Agência Ecclesia 02/03/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário