quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tradições seculares em Idanha-a-Nova

Chorai, olhos; Chorai, olhos;

O chorar não é desprezo;

A virgem também chorou

Quando viu seu Filho preso


(Quadra popular transcrita no livro “Este Pedaço de Vida que vos dei...”, do Pe. Adelino Américo Lourenço)

Poucas localidades do país terão uma tradição quaresmal e pascal tão rica e secular como as mantidas no concelho de Idanha-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, algumas das quais “excluem” mesmo o padre.

O site do município destaca, entre outras, a Encomendação das Almas, o Ir a ver Nosso Senhor, o Terço dos Homens, as Procissões Corridas e dos Sete Passos, o Lava-pés pelo Provedor da Misericórdia, o Louvado Nocisso, os Santos Passos, o Descimento da Cruz, o Santo Sepulcro, a Ceia dos Doze, o Queimar das Cinzas em Sábado Santo.

As celebrações atingem o auge a partir de Quinta-feira Santa à noite, especialmente nas freguesias de Proença-a-Velha e Segura, com as cerimónias do encontro do Senhor e do lava-pés (com organização a cargo da Santa Casa da Misericórdia).

As procissões decorrem num profundo silêncio e emoção. Em Alcafozes a Quaresma é celebrada de uma forma particular: são os homens da confraria e mulheres da povoação que conduzem as cerimónias onde o padre se incorpora.

As melodias são entoadas em latim e “português antigo, transmitidas oralmente de geração em geração. Os homens, com o seu estandarte, percorrem durante a noite as ruas da aldeia e param nos sete passos armados que são uma espécie de altar.

No Ladoeiro, a procissão dos penitentes (Sexta-feira Santa) é reservada aos homens, as mulheres ficam em casa, por detrás das janelas, acendendo velas e candeias.

Em Idanha-a-Nova, no Sábado de Aleluia (Ressurreição), faz-se a “festa dos apitos”, em que toda a população se junta na Igreja com apitos.

Depois da celebração realiza-se uma marcha pela vila, na qual as mulheres tocam os seus adufes e cantam à Senhora do Almortão para depois se aglomerarem junto à casa do pároco. Este, cumprindo a tradição, atira amêndoas da janela a todos os presentes.

“Com a alegre e expansiva Aleluia, ao som do toque do milenar adufe, inicia-se a alegria também na Mãe do Ressuscitado, a devoção mariana, de seguida assinalada festivamente em inúmeras romarias, por todo o Concelho”, refere o site oficial do Município, na sua secção dedicada à Semana Santa.

Sem comentários:

Enviar um comentário