quinta-feira, 1 de abril de 2010

Capelas floridas na Semana Santa do Sardoal



A partir de Quinta-feira Santa e até Domingo de Páscoa, o chão das Capelas e Igrejas do Sardoal, no Distrito de Santarém, vai estar enfeitado com tapetes feitos à base de pétalas de flores e verduras naturais, sendo completados com acessórios e artefactos alusivos à Semana Santa e Páscoa.

Esta é uma tradição de envolvimento popular que se julga ser única no país, sabendo-se que já existia no século XIX.

As tarefas nas Capelas têm lugar na noite de Quarta-feira e prolongam-se pela madrugada, envolvendo cristãos e não-cristãos, agnósticos, não-praticantes, jovens e gente de todas as idades.

As Capelas enfeitadas são um dos “cartazes” mais importantes das Celebrações da Semana Santa e Páscoa em Sardoal (Capela de S. Sebastião; Igreja da Misericórdia; Capela do Espírito Santo; Capela de Nossa Senhora do Carmo; Capela de Santa Catarina; Capela de Sant’Ana; Capela do Senhor dos Remédios; Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade).

A Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus), na noite de Quinta-feira Santa, efectuada à luz de velas e archotes, confere à terra um cenário de grande misticismo.

A electricidade da rede pública é desligada no percurso do Cortejo, e nas janelas das casas, varandas, sacadas e nas escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, são colocadas e acesas mais de seis centenas de lamparinas de azeite e cera, ou lanternas de vidro.

Nesta Procissão podem ainda ser apreciados os painéis (provavelmente do século XVIII), pertença da Misericórdia, representando cenas da Paixão de Cristo.

Destaque ainda para a Procissão do Enterro, na Sexta-feira Santa, e a Procissão da Ressurreição, no Domingo de Páscoa.

“A grande dimensão e brilho alcançados nos últimos anos pela Semana Santa e Páscoa e a revitalização destes valores religiosos e culturais, não se deve a obra do acaso, mas sim à colaboração de todos e à boa articulação entre os diversos intervenientes”, indica Fernando Constantino Moleirinho, Presidente da Câmara Municipal do Sardoal.

Programa

Quinta-Feira Santa, 1 de Abril

19 Horas – Missa Vespertina da Ceia do Senhor – (Igreja Matriz)

Cerimónia do Lava-Pés e Trasladação

Adoração com a participação dos Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento

21h30m – Procissão do Senhor da Misericórdia (ou Fogaréus)

Sermão do Mandato (A cargo da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, na Igreja do Convento).

Esta Procissão, que sai da Igreja da Misericórdia, é feita à luz de velas, archotes e candeeiros com a electricidade da rede pública desligada, ao longo do seu percurso.

Sexta-Feira Santa, 2 de Abril

17 Horas – Celebração da Paixão do Senhor Adoração da Cruz

18h30m – Procissão do Enterro do Senhor

Sermão da Soledade (Enterro)

(Irmandade da Vera Cruz e Santíssimo Sacramento)

Sábado Santo, 3 de Abril

22 Horas – Vigília Pascal, Bênção do Lume Novo, Bênção da Água, Renovação das Promessas do Baptismo e Ressurreição do Senhor

Domingo de Páscoa, 4 de Abril

15 Horas – Procissão da Ressurreição do Senhor

Missa Pascal

Mais informações em www.cm-sardoal.pt

Ler Também: Memórias da Semana Santa no Sardoal

Sem comentários:

Enviar um comentário