sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Procissão do Triunfo de Lisboa


A Procissão do Triunfo ou dos Santos Nus, devido à nudez das suas imagens, era organizada pelos Irmãos Terceiros do Carmo no intuito de divulgar a devoção pelos Passos dos Martírios do Senhor.
Uma das procissões mais concorridas de Lisboa fazia-se no Chiado, no Domingo de Ramos, até 1722, altura em que passou a ter lugar na sexta-feira anterior ao Domingo de Ramos. A regularidade da Procissão foi interrompida em 1755 devido ao Terramoto que causou a destruição do convento e das imagens e, em 1834, em virtude da expulsão das ordens religiosas e consequente encerramento dos conventos.
A ordem da procissão era a seguinte: Guião levado pelos Terceiros do Carmo; Imagem do Senhor orando no Horto; Senhor Preso; Senhor açoitado, preso à coluna; Senhor da Cana Verde; Senhor "Ecce Homo"; Senhor dos Passos; Senhor Crucificado; Esquife do Senhor morto, sob o Palio; Nossa Senhora das Dores; Pároco acolitado por dois sacerdotes paramentados de roxo; Priores, ministros e comissários das Ordens Terceiras. A encerrar o préstito ia uma guarda de honra, composta por 150 Praças da Guarda Municipal, seguida respectiva banda. À frente de cada andor ia uma criança vestida de anjo segurando a insígnia da Paixão evocada pelo andor.

Esta Procissão da Via-sacra começou em 1670 e terminou em 1908, proibida pelo Governo Civil.

2 comentários:

  1. Sai do Carmo no próximo domingo, mas só com a imagem do Sr dos Passos. o encontro é em frente à Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, incorporando-se Nossa Senhora das Dores. A.R.

    ResponderEliminar
  2. bom eu acho assim que essa prossisao ta muito desorganizada deveria ser em dois em dois!

    ResponderEliminar