quinta-feira, 7 de abril de 2011

História da Procissão do Triunfo no Domingo de Ramos




Uma das maiores festividades religiosas no Algarve na época Quaresmal é sem dúvida a realização da Procissão do Triunfo no Domingo de Ramos em Tavira.


A cidade das 24 igrejas engalanar-se á mais uma vez no dia 17 de Abril de 2011, pelas 16 horas, para ver aquele que é o maior cortejo religioso do Algarve saindo da bela Igreja de Nª Srª do Carmo da mesma cidade, e organizado pela Venerável Ordem Terceira do mesmo nome.


A Procissão do Triunfo é sem duvida uma das mais antigas festividades religiosas que ainda subsiste e se vem realizando na nossa cidade, pois os Irmãos da Venerável Ordem Terceira de Nª Srª do Carmo têm sempre muito trabalho todos os anos em pôr uma procissão desta envergadura na rua, é muito dispendiosa, e agrupa mais de 100 pessoas para poder sair á rua.


Em actas da Irmandade de S. Francisco de Tavira, encontramos nota que a Procissão do Triunfo, (assim chamada por no Domingo de Ramos, Cristo ter sido acolhido triunfalmente na Cidade de Jerusalém por muita gente, empunhando nas mãos ramos de palmeiras), já se realizava no ano de 1774, ano esse que ainda a igreja desta Ordem Terceira se encontrava em obras, pois esta só viria a ser concluída em 1790 e provavelmente terá sido inaugurada em 1791 conforme nos indica uma pedra junto á porta, com alguma inscrição já muito deteriorada, informação dada pelo Dr. Marco Sousa que recentemente fez um belíssimo trabalho relativo a esta igreja, mas as dúvidas persistem neste caso por falta de documentação, não se podendo conformar nada. Também nos nossos livros de contas do Carmo do ano de 1789, dão-nos informação relativa aos gastos que faziam com o sair da procissão no sábado de Ramos á noite dai que vamos encontrar na igreja um andor que contém pequenos suportes colocados nas talhas para lá serem colocadas velas para iluminar a imagem, refiro-me ao terceiro andor ou seja ao Senhor Preso á Coluna visto ser um conjunto de nove andores relatando o sofrimento de Jesus desde o monte das Oliveiras até á sua morte.


Quero aqui referenciar que algumas das Imagens que actualmente saem na procissão provavelmente já não são as originais do principio da segunda metade do séc. XVIII, a exemplo é o Senhor dos Passos, desconhecendo-se quando e por quem terá sido esculpido, e o ano que se insere no cortejo religioso, pois a Imagem original encontra-se guardada á espera de restauro. De nove andores que saem á rua com belas talhas douradas, sete dessas Imagens serão provavelmente do mesmo autor que até ao momento se desconhece. Também o andor do Calvário teve alterações mas com mais informação deixada, isto é: Santa Maria Madalena e São João Evangelista são imagens de roca e ao serem vestidas, no peito deparamos com um gravado que contém a data de 1905, o autor da escultura, A.A.Estrella e o local onde foram feitas, no Porto. As imagens anteriores a estas encontram-se também guardadas.


Tenho aqui a minha dúvida se a maior parte destas imagens processionais não será obra do escultor algarvio Manuel Martins, digo isto pela forma que ele dava aos cabelos nas imagens masculinas, e o apanhado do cabelo com um carrapito, e pregadeira de uma flor ao feito suportando o manto, nas imagens femininas e julgo ser uma característica deste autor, mas reservo esta parte para alguém de mais entendido e que se possa debruçar mais sobre o assunto.


Délio Lopes

Irmão desta Ordem.

2 comentários:

  1. Obrigado, Délio
    pelo bom texto que enviou, espero continuar a receber esta colaboação vinda no sul do nosso Pais, que também é rico nas procissões da Semana Santa.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Délio

    Gostaria de usar a imagem do Bom Jesus no andor para um material didático da rede pública. Você pode liberar essa imagem para uso? Se puder me envie a imagem com seus créditos para amanda@moduloeditora.com.br

    Aguardo,

    Att. Amanda

    ResponderEliminar