quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Semana Santa é candidata a estatuto de interesse nacional

Pela sua singularidade e importância ímpar no contexto nacional, as Solenidades da Semana Santa de Braga merecem a ‘declaração de interesse turístico’. É nesse sentido que, ainda este ano, vai ser submetida uma candidatura à tutela.


A revelação foi feita pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, no decorrer da apresentação do programa da Semana Santa 2011, sessão que decorreu na sala do cabido da Sé Catedral.

Logo que se realizem as solenidades deste ano, a Turismo do Porto e Norte de Portugal vai criar um gabinete para trabalhar na candidatura que será submetida, ainda este ano, em conjunto com o Cabido da Sé, a Câmara Municipal de Braga e Associação Comercial de Braga.

“Vamos, em conjunto, apresentar uma candidatura ao Turismo de Portugal para que seja emitida a declaração de interesse turístico para as Solenidades da Semana Santa de Braga. É uma honra, uma justiça e uma obrigação da tutela em reconhecer estas festividades como de interesse para o turismo nacional”, sublinhou Melchior Moreira.


Ímpar no contexto nacional

O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal assume que há muitas festividades religiosas, sobretudo no Norte do país, mas nenhuma com a tradição, o significado e a grandeza da Semana Santa de Braga.
“Nós não temos nenhuma manifestação cultural ou religiosa com estas características no resto do país. Essa singularidade deve ser reconhecida e valorizada”, afirmou Melchior Moreira, realçando que sendo uma festividade religiosa, a Semana Santa de Braga “tem uma abrangência e serve de alavanca em termos da promoção turística dentro daquilo que é o segmento do Turismo Religioso”.

Se conseguir obter por parte da tutela este selo de qualidade que lhe reconhece o interesse para o turismo português, as vantagens são muit as desde logo ao nível da projecção do evento.
“Este é um estatuto que funciona como um selo que atesta o valor diferenciador e acrescido destas solenidades”, realçou Melchior Moreira, realçando que é uma mais-valia em termos de obtenção de apoios para o evento. A obter este estatuto, esta será a primeira declaração de interesse turístico no concelho.


Orçamento idêntico ao do ano passado

Em época de crise, a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga fez um esforço para não aumentar as despesas inerentes à realização do evento, prevendo-se um orçamento idêntico ao do ano passado.

Segundo o presidente da Comissão, cónego Jorge Coutinho, em 2010 os custos totais da Semana Santa foram de 183.784 euros, dos quais 42.109 mil euros suportados directamente pela Comissão e os restantes pelas entidades que a integram — Cabido da Catedral (15 mil euros), Santa Casa da Misericórdia de Braga (28.880 euros), Irmandade de Santa Cruz (20 mil euros), Câmara de Braga (37.794 euros), Turismo do Porto e Norte (15 mil euros) e Paróquia e Junta de S. Victor (25 mil euros).

“O custo previsto para este ano será semelhante. Houve um esforço de contenção nos gastos sem prejudicar as cerimónias”, vincou o cónego Jorge Coutinho.
Ontem, no decorrer da apresentação do programa da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, o deão do Cabi-do da Sé Catedral de Braga, Pio Alves de Sousa, apelou “às pessoas e às instituições de Braga e da região que possam e queiram ajudar” para que contribuam financeiramente para a realização das celebrações.

Apesar da contenção nos gastos, o programa religioso mantém-se e os actos culturais são ainda mais do que no ano transacto.
Este ano, o programa contempla oito concertos (mais um que em 2010), dez exposições e um espectáculo de ballet.





Marlene Sequeira
CM

in: http://www.semanasantabraga.com/content.asp?startAt=2&categoryID=275&newsID=4956



Sem comentários:

Enviar um comentário