sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rafael e a Caida de Zamora






NO CAMINHO DO CALVÁRIO ou "espanto da Sicília" Raphael de Urbino (1483-1520) Canvas (madeira antiga) (318x229 cm) Escola italiana. Renascença Sec. XVI.



O subtítulo de "Pasmo da Sicília", pelo qual também é chamado de livro popular de corrupção é o nome do lugar de origem, o convento de Santa Maria dello Spasimo "na cidade siciliana de Palermo. Nas colecções reais, a que veio no reinado de Filipe IV, esse quadro foi descrito como "a jóia mais preciosa do mundo. É o cuidado mais de Rafael, em termos de composição e de expressão dos personagens. Na organização da composição da mesa, Rafael passou diante de nossos olhos o caminho da procissão vinda da direita é em direção ao canto inferior esquerdo da cena recortada contra uma paisagem de beleza serena. No personagens distingue a expressão de quem vive intensamente a testemunhar a tragédia, e daqueles que parecem contemplar a queda do imóvel de Cristo.




Diz-se que possivelmente Ramon Alvarez viu a pintura de Rafael "O Pasmo siciliano", antes de conceber a idéia da passagem de "A Queda".










Sem comentários:

Enviar um comentário