terça-feira, 22 de março de 2011

Passos em Aldeia Galega da Merceana



Este Domingo, dia 27 de Março pelas 15:30, realiza-se a Procissão dos Passos de Aldeia Galega da Merceana. Será presidida pelo Pároco Pe. Rui Louro e o pregador será o Diacono Hugo Gonçalves. Durante os nove dias, que antecedem a procissão realiza-se a novena ao Senhor dos Passos, pelas 21:15 noa Igreja Paroquial. No sábado pelas 20:30 realiza-se a procissão da mudança da Imagem do Senhor para a Capela de São Sebastião.

Esta procissão é a mais recente procissão dos Passos no concelho de Alenquer, e tem o seu inicio em meados do século XX, devido a alguns desacatos entre as localidades que organizavam a procissão secular procissão de Passos, que termina no Convento de Charnais.

Nesta tradicional procissão, o andor da Nossa Senhora da Soledade era transportado pelos habitantes da Aldeia Galega, que saiam em procissão até á localidade vizinha da Merceana, onde se realizava o Sermão do encontro, e terminada a procissão no convento, regressava o andor de Nossa Senhora até á Igreja Paroquial de Aldeia Galega, onde estava a imagem ao culto durante o ano.

Com alguns conflitos entre as localidades surge duas procissões dentro do limite da mesma Paroquia, a procissão dos Passos da Aldeia Galega, que inicialmente se realizava no 2º domingo da Quaresma e mais tarde passou para o 3º domingo, e a Secular Procissão dos Passos da Merceana que se realiza no 4º domingo da Quaresma, que percorre o percurso secular marcado pelas capelas dos passos do século XVIII.

É de referir que a imagem de Nossa Senhora da Soledade que processiona na Aldeia Galega é a antiga imagem da procissão secular, que é do século XVII, e que o Senhor dos Passos é uma imagem do século XX, saída as oficinas do Norte do Pais. É de referir ainda que as estações que marcam o percurso são pequenos altares em azulejo português construídos relativamente poucos anos e mas que ao serem marcadas procuraram marcar os passos tendo em conta os relatos dos Evangelhos, mas que por um lado se afasta das tradicionais e lógicas meditações que são apenas sete e mediata desde a condenação até a morte na Cruz, e aqui encontramos 1º a agonia no horto; 2º as negações de Pedro; 3º Jesus perante Pilatos; 4ºJesus encontra sua Mãe; 5º A coroação de espinhos, 6º a caminho do Calvário e 7º a Morte de Jesus na Cruz.

É de louvar o esforço da população desta pequena e muito antiga aldeia que prima por realizar esta jornada de oração da Via-Sacra através da Procissão dos Passos do Senhor, sendo um caminhar de preparação para Pascoa. E que para uma melhor organização e delicadeza da mesma procissão reorganizaram á cerca de 4 anos a Irmandade da Cruz Nova e Nª Sª dos Prazeres, a qual tem por missão a organização desta Procissão de Passos.
por diác. Rui Cantarilho

Sem comentários:

Enviar um comentário