Esta procissão, que tem um longa história, pois a irmandade de S. Roque, é na verdade herdeira da irmandade da Misericórdia de Lisboa que nasceu, no sec XV, e as procissões que organizavam era a procissão do Mandato em Quinta feira Santa e a do Enterro do Senhor em Sexta feira Santa, ainda quando a sua sede era na Igreja da Misericórdia, que foi destruída pelo terramoto de 1755, depois foi construída a igreja da Conceição velha, nesse local, e a Misericórdia foi para a Igreja de S. Roque depois da Expulsão dos Jesuítas, levada a cabo pelo Marques de Pombal. Assim só nos anos 40 é que surge uma procissão dos passos organizada pela Irmandade de S. Roque, pois desta igreja sai-a desde 1587 ate 1910 a Procissão da Irmandade da Graça.
Com o desaparecimento das 3 procissões que passavam pelo Chiado: Passos da Graça, do Desterro e a Procissão do Triunfo (Carmo) surge então essa procissão que inicialmente saia no domingo de Ramos. Mas esta procissão teve os dias contados e em 1974 deixou-se de fazer, e passou apenas a celebrar a Via Sacra no 4º domingo da Quaresma com o andor do Senhor dos Passos dentro da Igreja de S. Roque.
Á cerca de 4 anos, pelo 5º Domingo da Quaresma, esta irmandade renovou-se e começou a realizar uma procissão de Passos nocturna, pelas ruas do Bairro Alto.
Este ano, voltou a realizar-se no 4º domingo, dia 3 de Abril, saindo o Andor do Senhor dos Passos ca Igreja de S. Pedro de Alcantara, e percorrendo as ruas do Bairro Alto.
Sem comentários:
Enviar um comentário