domingo, 28 de fevereiro de 2010

Procissão dos Passos da Graça - 2010


Nesta tarde cinzenta e chuvosa a secular Real irmandade dos Passos da Graça, voltou mais um ano a percorer as ruas dum dos bairros da nossa capital, com a sua Imagem titular, recordando a todos que ali se descocaram quer pelo acaso quer para prestar na sua veneração ao Senhor Passos, o percuso que Jesus Cristo realizou até ao Calvário.

Pelas 15:30, iniciou-se a recitação do Terço, na Igreja da Graça, e pelas 16:00, iniciou-se a procissão, recordando-se o encontro de Jesus com a Sua Santissima Mãe, no largo da Graça, depois continuou descendo a Rua da Voz do Operário, onde a chuva começou a cair, mas mesmo assim a procissão continou, acompanhada pela Banda do Exercito e pela Fanfarra dos Bombeiros de Cascais, até a Igreja. Apesar das condições climatéricas, muitos fieis continuaram a percorrer os passos de Cristo, e fazendo nesta procissão a sua penitencia.



Mas como disse o ir. Orlando: Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo! Se foi assim que Ele quis, então que seja feita a Sua Vontade!



Bem Haja à Real Irmandade dos Passos da Graça e a todos os devotos dos Santos Passos!!!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Procissão dos Passos de Torres Vedras


No próximo domingo, dia 28, II da Quaresma, a tradicional procissão do Senhor dos Passos percorrerá o habitual trajecto do centro histórico da cidade de Torres Vedras, saindo da igreja de São Pedro depois das 15h30. Será pregador o padre Alexandre, da comunidade franciscana do Varatojo.

Entretanto amanhã, dia 27, depois da celebração da Eucaristia das 19 horas na igreja da Graça, a centenária imagem será transladada para a igreja de São Pedro, integrada num simples mas piedoso cortejo popular

Procissões no 2º Domingo da Quaresma

  • Graça (Lisboa) - Procissão dos Passos
  • Mafra - Procissão dos Passos
  • Torres Vedras - Procissão dos Passos
  • Obidos - Procissão da Ordem Terceira
  • Aveiro (Vera Cruz) - Procissão dos Passos
  • Vila Viçosa - Procissão dos Passos

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Procissão dos Passos - Aveiro - Vera Cruz




SEXTA 26


21h.00: Oração a Nossa Senhora da Soledade»


21h.30: Transladação da Imagem de Nossa Senhora da Soledade para a Igreja da Vera Cruz


SÁBADO 27


21h.00: Visita às Igrejas do Carmo e da Vera Cruz, onde são entoados os cânticos do “Miserere” Depois dos cânticos do “Miserere” os Carmelitas Seculares, farão um momento de Oração ao Senhor dos Passos. A Fraternidade Carmelitas convida os demais fiéis a associarem-se a esta oração.


DOMINGO 28


16H00: Procissão dos Passos, percorrerá o itinerário habitual. No final, na Igreja do Carmo, será proferido o Sermão do Calvário



se o tempo nao permitir passa para dia 7

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Retiro Quaresmal



Durante esta semana, a semanas santas não publicará noticias porque estárei de retiro quaresmal, e também é importante que o nosso blog passa fazer um pequeno tempo de silêncio!!!


A todos os visitantes, leitores e amigos uma boa semana e uma Santa Quaresma!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Procissão dos Passos em miniatura






No nosso artesanato há coisas fantásticas mas que muitas das vezes são desconhecidas ou então não estão acessíveis a todos!!!
Quem não se lembra das tradicionais figuras de barro dos presépios portugueses que fazem o encanto de crianças e adultos, pois bem essas figuras típicas não se esgotam nos presépios.
Nesta segunda feira, num passeio pela cidade do Porto, durante o encontro de Taize, passei pela rua da Assunção, e numa típica loja de artesanato saltou-me à vista as figurinhas das procissões, mas por sorte essa loja estava fechada, e entrei na loja ao lado e depois de ver bem tudo o que lá havia, perguntei se tinha as figuras das procissões, ao qual respondeu que tinha uma caixa. Enquanto retirava a caixa, eu pensava e fazia contas à economias e pensei:”não vou comprar, também não deve ser bem aquilo que queria, pois gostava que fosse dos passos!”. Quando a senhora abre a caixa em cima do balcão, fiquei louco, dentro da caixa estava uma grande quantidade de bonecos de opas roxas e um andor do Senhor dos Passos…
E eu não resisti!!!







Procissão da Ordem Terceira em Obidos

No proximo domingo à tarde, dia 21 de Fevereiro,pelas 15 horas realiza-se a Procissão da Ordem Terceira de São Francisco, na Vila de Obidos, esta procissão é a primeira procissão que inicia o ciclo das procissões da Quaresma, e é a unica na região Oeste. Ficam aqui alguma imagens sugestivas.

Percurso: Igreja da Ordem Terceira, segue a Porta da Vila, Rua Direita, Praça de Santa Maria, pára na Igreja da Misericordia, Praça de Santa Maria, São Tiago, Rua Nova, Porta da Senhora da Graça e termina na Igreja da Ordem Terceira













quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Procissão das Cinzas - Ovar


Dia 28 de Fevereiro sai à rua a Procissão das Cinzas ou da Ordem Terceira.




Segundo o Semanário regenerador “A Discussão”, de Março de 1903, o Definitório da Ordem Terceira empregou todos os seus esforços para que a Procissão das Cinzas se revestisse de esplendor, fazendo convites especiais para os cargos de directores da procissão.


Houve oferta de adornos e “melhoramentos” nos andores.
O 1.º – de N.ª Sr.ª da Conceição – foi completamente reformado à custa da zeladora D. Rosa Emília de Jesus (imagem retocada, nova peanha em talha dourada, das oficinas do escultor José Soares de Oliveira, do Porto, caixa magnificamente adornada com sanefas de seda branca, ramos de flores e silvas artificiais, e um bouquet, executado “no Colégio dos SS.mos Corações de Jesus, Maria e José de Ovar”).
O 6.º andor – Santo Ivo – recebeu uma almofada de seda roxa para receber a borla de Doutor em Cânones, e ricas flores artificiais, oferta da zeladora D. Teresa Lopes Conde.
O 7.º – S. Francisco nas Silvas – foi igualmente reformado por completo, e a imagem, encarnada de novo, tomou nova posição, sendo o andor substituído por outro de belo efeito, tudo devido à boa vontade da Mesa, da protectora D. Maria Godinho Camossa e de outros benfeitores.
O 8.º – S. Luís, Rei de França – ostentou, pela 1.ª vez, um “esplendor de prata de subido valor”, devido aos esforços da zeladora D. Maria José de Oliveira Pinto.
O 9.º – Santa Isabel de Portugal – recebeu novas flores, custeadas pela ministra irmã D. Maria Araújo de Oliveira Cardoso.
Foram ainda oferecidos um resplendor de prata para Santa Margarida (pelo Irmão Ministro, Dr. João de Oliveira Baptista), “um esplêndido bouquet” (pela filha do anterior, D. Bárbara da Gama Fragoso) e quatro jarras de talha dourada para o andor da Ordem (por uma comissão daquele andor).

Deste histórico relato publicado horas antes da saída da Procissão dos Terceiros, constatamos que, há um século, a Ordem Terceira manifestava grande pujança, conseguindo enriquecer o seu património com peças que certamente poderão ser vistas neste dias, nos andores respectivos.
Achamos ainda pertinente acrescentar um pequeno excerto relacionado com a qualidade das peças artísticas confeccionadas pelas Irmãs Doroteias, sedeadas no Colégio dos Sagrados Corações de Jesus e Maria ( e não de Jesus, Maria e José, como vem escrito, por lapso do jornalista). Ei-lo:
“Para dizer o que sentimos àcerca do valor artístico e fino gosto destes ramos precisávamos de largo espaço e por isso nos limitamos a afirmar que não esperávamos outra cousa das dignas directoras daquele estabelecimento de ensino”.
Esse estabelecimento seria fechado anos depois (em 1911) com a expulsão das Religiosas, dando lugar à Santa Casa da Misericórdia de Ovar onde, em 1951, passaram a trabalhar outras Irmãs, do Instituto – note-se a coincidência! – Jesus Maria José.

Artigo publicado no quinzenário ovarense
JOÃO SEMANA (15 de Março de 2003)

Mensagem de Bento XVI para a Quaresma 2010



A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3, 21–22)

Queridos irmãos e irmãs,

Todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida à luz dos ensinamentos evangélicos. Este ano desejaria propor-vos algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação Paulina: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3,21–22).

Justiça: “dare cuique suum”

Detenho-me em primeiro lugar sobre o significado da palavra “justiça” que na linguagem comum implica “dar a cada um o que é seu – dare cuique suum”, segundo a conhecida expressão de Ulpiano, jurista romano do século III. Porém, na realidade, tal definição clássica não precisa em que é que consiste aquele “suo” que se deve assegurar a cada um. Aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei. Para gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais íntimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado à sua imagem e semelhança. São certamente úteis e necessários os bens materiais – no fim de contas o próprio Jesus se preocupou com a cura dos doentes, em matar a fome das multidões que o seguiam e certamente condena a indiferença que também hoje condena à morte centenas de milhões de seres humanos por falta de alimentos, de água e de medicamentos -, mas a justiça distributiva não restitui ao ser humano todo o “suo” que lhe é devido. Mais do que o pão ele de facto precisa de Deus. Nota Santo Agostinho: se “a justiça é a virtude que distribui a cada um o que é seu… não é justiça do homem aquela que subtrai o homem ao verdadeiro Deus” (De civitate Dei, XIX, 21).

De onde vem a injustiça?

O evangelista Marcos refere as seguintes palavras de Jesus, que se inserem no debate de então acerca do que é puro e impuro: “Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro. Porque é do interior do coração dos homens, que saem os maus pensamentos” (Mc 7,14-15.20-21). Para além da questão imediata relativa ao alimento, podemos entrever nas reacções dos fariseus uma tentação permanente do homem: individuar a origem do mal numa causa exterior. Muitas das ideologias modernas, a bem ver, têm este pressuposto: visto que a injustiça vem “de fora”, para que reine a justiça é suficiente remover as causas externas que impedem a sua actuação: Esta maneira de pensar - admoesta Jesus – é ingénua e míope. A injustiça, fruto do mal, não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal. Reconhece-o com amargura o Salmista: “Eis que eu nasci na culpa, e a minha mãe concebeu-se no pecado” (Sl 51,7). Sim, o homem torna-se frágil por um impulso profundo, que o mortifica na capacidade de entrar em comunhão com o outro. Aberto por natureza ao fluxo livre da partilha, adverte dentro de si uma força de gravidade estranha que o leva a dobrar-se sobre si mesmo, a afirmar-se acima e contra os outros: é o egoísmo, consequência do pecado original. Adão e Eva, seduzidos pela mentira de Satanás, colhendo o fruto misterioso contra a vontade divina, substituíram à lógica de confiar no Amor aquela da suspeita e da competição; à lógica do receber, da espera confiante do Outro, aquela ansiosa do agarrar, do fazer sozinho (cfr Gn 3,1-6) experimentando como resultado uma sensação de inquietação e de incerteza. Como pode o homem libertar-se deste impulso egoísta e abrir-se ao amor?

Justiça e Sedaqah

No coração da sabedoria de Israel encontramos um laço profundo entre fé em Deus que “levanta do pó o indigente (Sl 113,7) e justiça em relação ao próximo. A própria palavra com a qual em hebraico se indica a virtude da justiça, sedaqah, exprime-o bem. De facto sedaqah significa, de um lado a aceitação plena da vontade do Deus de Israel; do outro, equidade em relação ao próximo (cfr Ex 29,12-17), de maneira especial ao pobre, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva (cfr Dt 10,18-19). Mas os dois significados estão ligados, porque o dar ao pobre, para o israelita nada mais é senão a retribuição que se deve a Deus, que teve piedade da miséria do seu povo. Não é por acaso que o dom das tábuas da Lei a Moisés, no monte Sinai, se verifica depois da passagem do Mar Vermelho. Isto é, a escuta da Lei, pressupõe a fé no Deus que foi o primeiro a ouvir o lamento do seu povo e desceu para o libertar do poder do Egipto (cfr Ex s,8). Deus está atento ao grito do pobre e em resposta pede para ser ouvido: pede justiça para o pobre (cfr Ecli 4,4-5.8-9), o estrangeiro (cfr Ex 22,20), o escravo (cfr Dt 15,12-18). Para entrar na justiça é portanto necessário sair daquela ilusão de auto-suficiência, daquele estado profundo de fecho, que é a própria origem da injustiça. Por outras palavras, é necessário um “êxodo” mais profundo do que aquele que Deus efectuou com Moisés, uma libertação do coração, que a palavra da Lei, sozinha, é impotente para a realizar. Existe portanto para o homem esperança de justiça?

Cristo, justiça de Deus

O anúncio cristão responde positivamente à sede de justiça do homem, como afirma o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos: “ Mas agora, é sem a lei que está manifestada a justiça de Deus… mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os crentes. De facto não há distinção, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, por meio da redenção que se realiza em Jesus Cristo, que Deus apresentou como vítima de propiciação pelo Seu próprio sangue, mediante a fé” (3,21-25)

Qual é portanto a justiça de Cristo? É antes de mais a justiça que vem da graça, onde não é o homem que repara, que cura si mesmo e os outros. O facto de que a “expiação” se verifique no “sangue” de Jesus significa que não são os sacrifícios do homem a libertá-lo do peso das suas culpas, mas o gesto do amor de Deus que se abre até ao extremo, até fazer passar em si “ a maldição” que toca ao homem, para lhe transmitir em troca a “bênção” que toca a Deus (cfr Gal 3,13-14). Mas isto levanta imediatamente uma objecção: que justiça existe lá, onde o justo morre pelo culpado e o culpado recebe em troca a bênção que toca ao justo? Desta maneira, cada um não recebe o contrário do que é “seu”? Na realidade, aqui manifesta-se a justiça divina, profundamente diferente da justiça humana. Deus pagou por nós no seu Filho o preço do resgate, um preço verdadeiramente exorbitante. Perante a justiça da Cruz o homem pode revoltar-se, porque ele põe em evidência que o homem não é um ser autárquico, mas precisa de um Outro para ser plenamente si mesmo. Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade.

Compreende-se então como a fé não é um facto natural, cómodo, óbvio: é necessário humildade para aceitar que se precisa que um Outro me liberte do “meu”, para me dar gratuitamente o “seu”. Isto acontece particularmente nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Graças à acção de Cristo, nós podemos entrar na justiça “ maior”, que é a do amor (cfr Rom 13,8-10), a justiça de quem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeu mais do que aquilo que poderia esperar.

Precisamente fortalecido por esta experiência, o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem e onde a justiça é vivificada pelo amor.

Queridos irmãos e irmãs, a Quaresma culmina no Tríduo Pascal, no qual também este ano celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação. Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autêntica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça. Com estes sentimentos, a todos concedo de coração, a Bênção Apostólica.

Vaticano, 30 de Outubro de 2009

BENEDICTUS PP. XVI

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estandartes de Quaresma / Pascoa



O Estandarte da Quaresma Páscoa é uma iniciativa que pretende animar o espírito cristão no Povo de Deus durante a Quaresma e Páscoa.
“1 Estandarte, 2 Mensagens”:
- Preparemos a nossa Caminhada Quaresmal rumo à Páscoa - Mensagem da face púrpura, de quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa;
- Cristo Ressuscitou. Aleluia, Aleluia! - Mensagem da face branca, de Domingo de Páscoa até às Festividades de Pentecostes.

Espera-se que o Estandarte possa ser usado para fortalecer os preceitos chave do período Quaresmal – reflexão e conversão interior, e que, no Domingo de Páscoa, possa ser virado e em comunidade potenciar a alegria da Celebração da Ressurreição de Cristo.
O Estandarte é uma iniciativa que parte de algumas Paróquias de Braga traduzindo a efusiva força da expressão religiosa existente no tecido social Bracarense e no Minho, contudo, é uma iniciativa que se espera poder chegar a outras paróquias do país.
O estandarte poderá ser sobretudo encontrado nas Paróquias associadas. A existirem receitas pela sua comercialização, estas serão dirigidas às obras sociais das Paróquias que promovam a venda do Estandarte, bem como, apoio às celebrações da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Procissões na Chamusca e o Milagre do Senhor da Misericórdia

Todos os anos a Natureza morre no Outono para renascer na Primavera. Todos os anos em Sexta-Feira de Paixão, os Cristãos evocam a morte de Jesus na perspectiva da ressurreição e da vida. Todos os anos nessa noite santa, com partida da Igreja do Senhor da Misericórdia, a Chamusca presencia e participa numa das mais solenes e significativas manifestações da religiosidade e da cultura da sua gente: A Procissão dos Fogaréus.


Momento priviligiado do ano, em que se juntam as famílias e vêm amigos de fora para passar a Páscoa, a Procissão do Senhor morto percorre as ruas da vila, num silêncio de respeito e na penumbra da noite, apenas entrecortada pela luz discreta que vem das janelas abertas de todas as casas e dos fogaréus que definem o cortejo. Todos os anos se cumpre o ritual. Todos os anos a tradição se recorda e se renova. Não é a morte que se celebra mas a vida. E o Senhor morto, pelas ruas da Chamusca, vem lembrar a quem é crente que, como na Natureza, não vivemos para morrer: morremos para ressuscitar.


MILAGRE DO SENHOR DA MISERICÓRDIA



"No dia 23 de Outubro de 1807 as tropas francesas invadiram a Golegã. A vila saqueada as suas mulheres violadas e uma grande parte das suas casas incendiadas.
Concentrada nos outeiros do Pranto e de São Pedro, a população da Chamusca contemplava, aterrada, estes actos de vandalismo e um pensamento único a dominava: Seguiriam os franceses a margem direita do Tejo na sua ânsia de atingir Lisboa, ou atravessariam o rio para por sua vez, saquearem a Chamusca ? (...)"
Pela manhã a resposta veio clara e evidente, as tropas fracesas tentavam a travessia do rio Tejo em direcção à Chamusca.
Sem capacidade de resistência as gentes da Chamusca refugiaram-se na Igreja do Senhor, onde em uníssono rogaram, SENHOR DEUS MISERICÓRDIA!!! De imediato se fez ouvir o alegre repicar do sino da Ermida da Senhora do Pranto(...)"
"(...) O Tejo enchera repentinamente; a sua corrente era tão forte e caudalosa que algumas das barcas com soldados naufragaram e foram arrastadas pelo caudal.
O MILAGRE tinha-se operado e o Padre Francisco Vaz que procurara refúgio na Ermida, disposto a perder a vida junto do altar onde diarimente sacrificava, fora o único Chamusquense que o presenciara. Por isso avisara o povo com o repicar alegre do sino. Os franceses como represália bombardearam a vila mas ninguém já os temia. A confiança na protecção do SENHOR JESUS DA MISERICÓRDIA era ilimitada. De facto, não houve vitimas, e o único prejuízo material causou-o um dos projecteis, que batendo no cunhal de Felississimo de Assis Saldanha veio estilhaçar, de ricochete, o capitel do pelourinho (...)"

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dá que pensar...


Caros leitores, deixem um comentáro a esta gravura! Ela é interpelante, o que será que simboliza?!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Primeiro Encontro de Jovens Confrades em Zamora


Este passado Sabado, 6 de Fevereiro, a nossa vizinha cidade de Zamora recebeu o primeiro encontro de Jovens Confrades de Zamora.
Os jovens estão presentes nas irmandades e confrarias, e assim participar plenamente nelas. O primeiro Encontro de Jovens Confrades recebeu cerca de trinta jovens no Seminário , que participaram num ambiente acolhedor, debater idéias, propostas e oração. O trabalho não termina por aqui, pois precisa de ser feito, deve ir mais longe, mas a primeira pedra está lançada. Benavente e Toro voltou a demonstrar o seu sentimento de pertença na diocese e enviaram delegações bem nutridas, que igualou a proporção da capital.
Uma boa experiência que esperamos que venha a dar frutos e que possa servir de exemplo também para o nosso Pais.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Imagens do Senhor dos Passos veneradas na cidade de Lisboa



*Nossa Senhora da Ajuda (Ajuda)

*Nossa Senhora da Encarnação (Chiado)

*Nossa Senhora da Lapa (Lapa)

*Nossa Senhora da Penha de França (Penha de França)

*Nossa Senhora das Mercês (São Bento)

*Nossa Senhora de Fatima (Avenidas Novas)

*Nossa Senhora do Amparo (Benfica)

*Santa Catarina (Bica)

*Santa Cruz do Castelo (Castelo)

*Santa Engrácia (Barbadinhos)

*Santa Isabel (Campo de Ourique)

*Santa Maria da Luz (Carnide)

*Santa Maria de Belém (Belém)

*Santa Maria Madalena (Baixa)

*Santo André e Santa Marinha (Graça)

*Santo António (Campolide)

*Santo Estevão (Alfama)

*Santos-o-Velho (Madragoa)

*São Bartolomeu (Beato)

*São Nicolau (Baixa)

* São Paulo (Bica)

* São Pedro (Alcantra)

* São Sebastião (S. Sebastião da Pedreira)

*São Tiago e São Martinho (Santa Luzia)

*São Vicente, São Tomé e Salvador (São Vicente)


*Basilica da Estrela (Estrela)

*Nª Sª da Conceiçõ (Velha)

*Santos-o-Novo (Santa Apolónia)

*São José dos Carpinteiros (Avenida)

*São Roque (Bairro Alto)

*Hospital de Jesus (São Bento)

*Nª Sª da Quietação (Alcântara/Calvário)

*Nª Sª da Saude (Mouraria)

*Nª Sª de Monserrate (Amoreiras)

*Nª Sª do Carmo (Carmo)

*Nª Sª do Desterro (Desterro)

*Nª Sª dos Fieis de Deus (Bairro Alto)

*São Francisco (Campo Grande)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça

Procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça (Lisboa)
do ano de 2010, já está marcada para o dia 28 de Fevereiro


Domingo 28 de Fevereiro
Às 11:30 Missa Solene com Homilia pelo Reverendíssimo Capelão da Real Irmandade e comunhão geral dos Irmãos
Às 15:30 Recitação do Santo Terço e em seguida organização da Procissão com imagem do Senhor dos passos e da Nossa Senhora da Soledade
Às 16:00 prefixas sairá da Igreja da Graça e percorrerá o seguinte itinerário: Largo da Graça; Rua Voz do Operário; Rua de São Vicente; Rua de Santa Marinha; Calçada da Graça e Igreja.

As Cerimonias para os Irmãos começam logo na quinta feira anterior.


Novo Blogue - Senhor dos Passos de Ovar


Este novo blogue vai alojar textos, ilustrações, fotografias, vídeos e outros materiais sobre o Senhor dos Passos de Ovar (Concelho do distrito de Aveiro, Portugal). Tem como autores António Mendes Pinto e Fernando Pinto, aos quais deixo já a minha gratidão e os meus parabéns pelo blogue, esperando que outros possam surguir, pois pelo nosso país há tantas belissímas procissões e samanas santas que estão escondidas que não são conhecidas e estimandas por nós, esperemos que este blogue venha a dar frutos, e que inspire e suscite outros blogues, sites etc... sobre esta temática...

Que o Senhor dos Passos e a Sua Mãe, Senhora da Soledade vos abençoe e acompanhe na vossa vida, como nós Os acompanhamos nas procissões...

E para quem estiver interresado em visitar aqui fica o endereço:

http://senhordospassosovar.blogspot.com/


Bem Haja!!


Ladainha da Paixão



Senhor, tende piedade
Cristo, tende piedade
Senhor, tende piedade.
Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.

Deus Pai, Criador do ceu e da terra, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, Tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus. Tende piedade de nós.
Jesus, Sabedoria eterna. Tende piedade de nós.
Jesus, odiado pelo mundo. Tende piedade de nós.
Jesus, vendido por trinta moedas de prata. Tende piedade de nós.
Jesus, prostrado em oração. Tende piedade de nós.
Jesus, reforçado por um anjo. Tende piedade de nós.
Jesus, agonizante em suor de sangue. Tende piedade de nós.
Jesus, traído por Judas. Tende piedade de nós.
Jesus, obrigado pelos soldados. Tende piedade de nós.
Jesus, abandonado por seus discípulos. Tende piedade de nós.
Jesus, antes de Anás e Caifás. Tende piedade de nós.
Jesus, atingido por um funcionário na cara. Tende piedade de nós.
Jesus, acusado por testemunhas falsas. Tende piedade de nós.
Jesus, declarado digno de morte. Tende piedade de nós.
Jesus, cuspido na cara. Tende piedade de nós.
Jesus, de olhos vendados. Tende piedade de nós.
Jesus, ferido no rosto. Tende piedade de nós.
Jesus, negado três vezes por Pedro. Tende piedade de nós.
Jesus, entregue a Pilatos. Tende piedade de nós.
Jesus, desprezado e ridicularizado por Herodes. Tende piedade de nós.
Jesus, rejeitado por Barrabás. Tende piedade de nós.
Jesus, ferido por nossos pecados. Tende piedade de nós.
Jesus, coberto com um manto de púrpura. Tende piedade de nós.
Jesus, coroado de espinhos. Tende piedade de nós.
Jesus, impressionado com a cana. Tende piedade de nós.
Jesus, exigido para a crucificação. Tende piedade de nós.
Jesus, condenado à morte. Tende piedade de nós.
Jesus, entregue a seus inimigos. Tende piedade de nós.
Jesus, carregado com a cruz. Tende piedade de nós.
Jesus, levado como um cordeiro para o abate. Tende piedade de nós.
Jesus, despojado de seu garmenets. Tende piedade de nós.
Jesus, preso com pregos à Cruz. Tende piedade de nós.
Jesus, ferido por nossas iniquidades. Tende piedade de nós.
Jesus, reputado com os ímpios. Tende piedade de nós.
Jesus, que blasfemaram na Cruz. Tende piedade de nós.
Jesus, insultado pelo malfeitor. Tende piedade de nós.
Jesus, dando o Paraíso ao ladrão. Tende piedade de nós.
Jesus, entregando Maria a São João , como sua mãe. Tende piedade de nós.
Jesus, abandonado pelo Pai. Tende piedade de nós.
Jesus, atestando que todas as escrituras foram realizadas. Tende piedade de nós.
Jesus, entregando o seu Espirito nas mãos do Pai. Tende piedade de nós.
Jesus, obediente até a morte. Tende piedade de nós.
Jesus, trespassado com uma lança. Tende piedade de nós.
Jesus, descido da cruz. Tende piedade de nós.
Jesus, colocado no sepulcro. Tende piedade de nós.
Jesus, levantando-se glorioso dentre os mortos. Tende piedade de nós.
Jesus, subindo ao céu. Tende piedade de nós.
Jesus, nosso Advogado junto ao Pai. Tende piedade de nós.
Jesus, enviando o Espírito Santo. Tende piedade de nós.
Jesus, que virá para julgar os vivos e os mortos. Tende piedade de nós.
Sede misericordioso, perdoai-nos, Senhor.
Sede misericordioso, atendei-nos, Senhor.

De todo o mal, livrai-nos, ó Jesus.
De todo o pecado, livrai-nos, ó Jesus.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo; perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo; atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo; tende piedade de nós.

Cristo ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.

Senhor, tem piedade.
Cristo, tende piedade.
Senhor, tem piedade.

Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque pela sua santa cruz que você tem redimido o mundo